Dificuldade na absorção ou entendimento dos textos modernos.
A cada dia que se passa reparo como a web fica mais rápida, e como as pessoa tem uma imensa dificuldade de acompanhar essas mudanças e de entender muitas vezes seu conteúdo. Com o nível de escolaridade do brasil e de certa forma com as políticas que são hoje implementadas a esse respeito não é de se espantar que isso ocorra. Vivemos um ciclo que a cada quatro anos se renova e se repete, entre governo e sai governo.Todos os planos de educação que vi desde minha tenra infância até os dias de hoje não tem ou não tiveram nenhum efeito. Por que? simples não há hoje nos políticos nenhum esforço ou melhor dizendo vontade de que você e eu tenhamos o básico de aprendizado.Para que? um dos principais, problemas para eles e simples de ser entendido. Se você sabe o qual é o significado das palavras entende sua etimologia ou seja de onde veio seu significado até aos dias de hoje e sua variância, que pode mudar até completamente o sentido da palavra , do texto e etc... você simplesmente não consegue fazer uma interpretação textual simples, ou seja entender o contexto em que o texto se refere. e qual seu real significado. Isso parece bobagem numa análise simples e direta , mas pense ou melhor imagine seguindo este exemplo:
Dona Lara escreve um bilhete com uma lista de afazeres,para seu filho João que são: lavar a louça, colocar a roupa na máquina de lavar, tirar o lixo e fazer as lições de casa,antes de eu voltar,certo. e João que não entendeu isso fez o seguinte:
Tirou o lixo enquanto faz a lição de casa vendo TV e falando nas mídias sociais, perdendo um tempo precioso, aí ele se tocou que está próximo do horário de retorno de Lara e vc ele acelerou, lavou a louça rapidinho, colocou roupa na máquina e saiu correndo pela casa, para tirar o lixo. Pronto tudo resolvido né? Você pensa: Quando ela chegar vai estar tudo na mais perfeita ordem. Só que não!
Já vi muitos lugares narrando que mães são uma espécie de monstro que sabem tudo, mas não elas não sabem tudo, só sabem sobre este afazeres porque ela apanharam muito na prática para entender que tudo tem uma ordem senão não funciona.
Logo assim que ela chega, ela nota:
- Que a louca foi mau lavada,consequência da pressa e falta de atenção;
- Em seguida ela vê que o lixo foi retirado e ainda tem lixo em casa vc tirou o lixo antes de terminar logo ficou algum resíduo;
- Que a roupa foi posta na máquina e que está lá, você não pensou nem em ligar a máquina. O que era óbvio, estava nas entrelinhas e não necessitava ser dito;
- A lição de casa, bom isso, ainda está no começo pois o tempo que você perdeu nas mídias sociais acabou por ti atrasar para isso também;
- Como resultado final, ela afirma, é com razão que vc não fez nada. É por mais que isso não seja justo, pois vc correu para fazer. É a pura verdade, pois você não entendeu o mecanismo simples deste diálogo.e achou que era capaz de burlar isso. se deu mal, pois não é assim que isso funciona;
Como no exemplo acima, vemos que a não interpretação do texto adequadamente fez com que vc além de se atrapalhar não obtivesse o resultado desejado.
Se você, está afim de participar, entender, colaborar com a sociedade, com a web, nas mídias sociais e etc… Você precisa entender bem os textos e ter uma boa interpretação do conteúdo, conhecendo o significado das palavras, pois a mesma palavra existe durante os séculos e durante ele vai se transformando, mudando seu sentido, sendo fato que em textos da web vemos isso com uma frequência absurda. O que vai te levar à interpretar errado todo o texto, achar algo que não está dentro dos seus princípios morais ou ainda até acreditar que foi humilhado ou ainda achar viu um ato de racismo, por exemplo, não tendo sido isso que o autor quis textualizar.
Porém, um texto como diriam os professores de português deve ser absorvido, interpretado pensado, consumido é analisado palavra por palavra vendo o que o autor pensou, redigiu e tenta reproduzir textualmente e claro você também tem a obrigação de entender que mesmo assim, ele pode acabar sendo infeliz na sua retórica e não conseguindo passar com clareza suas ideias.
Acho que isso contextualiza de forma clara o que observo e venho tentando alertar, os políticos querem mais ignorância não vão mudar nada, a não ser que sejam obrigados. é por sua vez hoje, não se pode falar um ai, sem ser mal interpretado na internet ou até pessoalmente, as pessoa esquecem de interpretar contextualizar verificar os significado das palavras e até da possibilidade de questionar o autor diretamente sobre o que está sendo dito. Lembro a vocês somos todos passíveis a erro, é normal não é feio. não é errado, pois é não entendendo que você irá construir um aprendizado, real não decoreba simples, que daqui a alguns anos você nem vai se recordar, vai aprender e guardar para o resto da vida e ainda por tabela poderá socializar tranquilamente na internet sem estar cometendo algum engano, ou o que e pior, sendo enganado por alguém que busca manipular o sentido das palavras, para gerar um conflito ou desgaste onde não haja, gerando a possibilidade de ninguém se entender, criando é caos.
Abaixo tomo a liberdade de pôr o real significado de alguns itens do texto para sua apreciação. Todos retirados da web com seu site de referência abaixo:
Etimologia é a parte da gramática que estuda a história ou origem das palavras e da explicação do significado das palavras através de seus elementos (morfemas). Estuda a composição dos vocábulos e a sua evolução.
Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμος "étymos" e -λογία "-logia") é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.
A falácia é um erro de julgamento, um erro argumentativo, um conjunto de argumentos incoerentes e, assim, falsos. Uma falácia pode ser de dois tipos, formal ou informal. No primeiro caso, a forma já indica seu erro. Se eu digo que todos os políticos são corruptos e que Pilatos é administrador público, concluindo, tão somente com base nas premissas citadas, que Pilatos é corrupto, ocorre a falácia formal, pois não é possível inferir pela análise lógica das primeiras assertivas que a última é verdadeira. De outro lado, se eu falo que todos os políticos são corruptos, e que Itamar é político, concluindo, tão somente com base nas premissas citadas, que Itamar é corrupto, existe congruência formal entre os termos, há lógica argumentativa; mas o problema de fato é que, felizmente, nem todos os políticos são corruptos, então ocorre o fenômeno da falácia informal. Na falácia informal, não é a forma, mas o conteúdo de um dos termos não corresponde à verdade.
Palavra
substantivo feminino
- 1.
- unidade da língua escrita, situada entre dois espaços em branco, ou entre espaço em branco e sinal de pontuação.
- 2.
- GRAMÁTICA
- unidade pertencente a uma das grandes classes gramaticais, como substantivo, verbo, adjetivo etc., não levando em conta as modificações que nela ocorrem nas línguas flexionais, e sim, somente, o significado; vocábulo.
retórica
substantivo feminino
- 1.
- FILOSOFIA•RETÓRICA (ORATÓRIA)
- a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; arte da palavra.
- 2.
- POR EXTENSÃO•RETÓRICA (ORATÓRIA)
- conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória.
Metonímia
Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade material ou conceitual com outra palavra. Wikipédia
substantivo feminino
ESTILÍSTICA•LINGÜÍSTICA
- figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
- relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade: vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardentepor 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancospor 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.
Origem
⊙ ETIM gr. metōnumía,as 'emprego de um nome por outro', pelo lat. metonymĭa,ae
Interpretação de texto
por Zailda Coirano em 5 de maio de 2008
Antes de interpretar um texto o aluno deve entender que tipo de análise está sendo proposto. Basicamente existem dois tipos de análise:
Subjetiva
Nesse tipo de análise pede-se que o aluno responda o que ele pensou, sua opinião e deduções sobre o texto. A margem de acerto é mais elástica, sendo permitida uma variação maior nas respostas, mas por ser também mais difícil de corrigir devido à sua subjetividade é pouco freqüente o encontrarmos em provas importantes, como vestibular ou concursos públicos. Costuma ser mais empregado no primeiro ou segundo graus, quando a meta a ser atingida é que o aluno aprenda a escrever e ordenar idéias, ou aprender figuras de linguagem e emprego de vocabulário mais rico.
Nesse tipo de análise existem questões como:
Quando o autor diz “sentado à beira do caminho”, o que você acha que ele quis dizer?
Como se vê, é pedida uma conclusão ou opinião do aluno, o que é comum nesse tipo de análise. Esse tipo de análise pode ser apresentado como múltipla escolha ou dissertativo.
Objetiva
Esse é o tipo de análise mais usado hoje em provas oficiais, pede-se que seja citado exatamente o que constava do texto, explícita ou implicitamente.
Exemplo:
No texto consta: “Maria costumava chegar atrasada no início da semana.”
Questão: Qual era o problema de Maria?
Nesse caso a resposta pode estar explícita se a alternativa correta for “chegar atrasada no início da semana” ou implícita se for “chegar atrasada às segundas”. Apesar de a segunda hipótese (chegar atrasada às segundas) não estar literalmente contida no texto, ela está implícita, uma vez que segunda-feira é o início da semana.
Tome cuidado nesse tipo de análise para citar exatamente o que está no texto. Muitas alternativas são semelhantes, mas escolha sempre aquela que mais se aproxima ao texto em significado. Na análise objetiva de um texto científico sobre assunto específico, cite apenas o que está no texto.
Análises sobre assuntos muito debatidos e atuais costumam prejudicar o aluno porque muitas vezes há alternativas com elementos que não estão no texto mas são informações que o aluno já tinha anteriormente sobre o assunto.
Tome também cuidado porque não se pedem respostas “morais”, ou seja, não se leva em conta a sua opinião, e sim o que o autor escreveu. Se o texto é sobre o aborto e lá constar que “o aborto é a melhor solução quando a mãe é de uma família de baixa renda” é isso que você deve colocar como resposta na questão:
“Segundo o autor, qual a melhor solução para grávidas de famílias de baixa renda?”
Não importa o que você acha, o que importa é apenas interpretar o texto, portanto se você é contra o aborto, nada de marcar outra resposta que não seja “o aborto“.
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